top of page
Buscar

Álcool e outras drogas. Como buscar tratamento para a depêndencia química em liberdade?

  • Foto do escritor: Isabela Sanψos
    Isabela Sanψos
  • 7 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 29 de dez. de 2023

Álcool e outras drogas



ree



O tema do uso e abuso de álcool e outras drogas é muitas vezes subdiscutido na sociedade. Embora essas substâncias possam proporcionar uma sensação temporária de poder, os efeitos colaterais a longo prazo costumam ser devastadores, tornando difícil para o indivíduo perceber a perda de controle.


Existe um incentivo significativo, tanto midiático quanto social, para o consumo sem limites de álcool, frequentemente considerado a porta de entrada para outras drogas. Contrariando a crença comum, é raro alguém iniciar o uso de substâncias mais pesadas, como a cocaína, sem antes consumir álcool, muitas vezes combinando ambas.


Apesar da falta de debates sobre o assunto e investimentos insuficientes em políticas públicas existentes, como o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial para Dependentes de Álcool e Outras Drogas), observa-se um aumento de comunidades terapêuticas que prometem "cura" da dependência, no entanto, algumas dessas comunidades não tem o básico de suporte psicológico e social, ou qualquer tratamento, além de promoverem a reclusão, contrariando os protocolos de tratamento estabelecidos por profissionais de saúde mental.


Persistem estigmas em relação ao problema, incluindo a dificuldade em reconhecer a dependência como uma doença que requer tratamento. Para aqueles que percebem os prejuízos causados pelo consumo de drogas em suas vidas, é possível buscar ajuda sem a necessidade de se retirar do convívio social.


Passos para Pedir Ajuda:


  • Admita a Dependência: Reconhecer a dependência como uma doença é o primeiro passo para tornar o processo de recuperação menos doloroso. A aceitação é crucial, considerando que vivemos em uma sociedade que muitas vezes incentiva comportamentos prejudiciais;

  • Converse com Familiares e Amigos: Compartilhe sua decisão de buscar tratamento com familiares e amigos, que podem oferecer apoio emocional. Grupos como o Amor-Exigente são recursos valiosos para familiares;


  • Participe de Grupos de Apoio: Considere participar de grupos como Alcoólicos Anônimos (AA) e Narcóticos Anônimos (NA), que desempenham papel fundamental no tratamento da dependência;


  • Busque Ajuda Profissional: Agende uma consulta com um profissional de saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) pode oferecer tratamento, marque uma consulta na sua UBS ou peça ajuda em unidades de pronto atendiemnto. Se houver um CAPS em sua cidade, o médico encaminhará para esse serviço, podendo também prescrever medicamentos para aliviar os sintomas da abstinência;


  • Siga as Orientações da Equipe: É crucial seguir as orientações da equipe de tratamento, que pode incluir psicólogos, psiquiatras e outros profissionais de saúde. Não desista do tratamento, mesmo diante de eventuais dificuldades.


O início do tratamento pode ser desafiador, mas os benefícios a longo prazo superam as adversidades iniciais. A adesão a hábitos saudáveis, como sono regular, alimentação balanceada e atividade física, complementa o tratamento e contribui para a regulação física e psicológica.


Buscar tratamento adequado é possível em qualquer unidade de saúde. Não desista de seus sonhos, pois a recuperação é viável com o suporte correto.


Site Alcóolicos Anônimos: https://www.aa.org.br/

Site Narcóticos Anônimos: https://www.na.org.br/






bottom of page